domingo, 27 de dezembro de 2009

Granja


Discretamente reclinada numa encosta, ornamentada com verdejantes arbustos a sombrear as águas límpidas do rio Mau, afluente do Rio Paiva, encontra-se a aldeia da Granja. Esta povoação dista 5 quilómetros da vila de Mões, 10 quilómetros da vila de Castro Daire e 40 quilómetros da cidade de Viseu.
A Granja é detentora de uma autêntica beleza natural e de um ambiente de qualidade, que convidam à prática de campismo, de agradáveis passeios pedestres e de simpáticos piqueniques em família nas margens do Rio.
O Rio Mau e o Rio Paiva mantêm a qualidade da sua água e oferecem boas condições para a prática de canoagem e de pesca desportiva, pois ainda preservam algumas espécies de peixes, como a truta, o barbo e o bordalo.

A Granja nasceu de uma quinta, que pertencia à Casa das Brolhas, a qual ainda hoje existe e se situa na cidade de Lamego. A este lugar afluíram paulatinamente pessoas de terras vizinhas, que se foram estabelecendo e expandindo a povoação, até ao lugar que hoje conhecemos como Granja. Actualmente, conta com cerca de 170 habitantes.
Este indicador contrasta com o índice de população que se fazia sentir há algumas décadas e que tem vindo a decrescer consideravelmente, devido à diminuição da taxa de natalidade e ao fluxo de migração da sua população jovem.

A população da Granja sempre se dedicou à agricultura e à criação de gado, fazendo destas actividades o seu modo de vida. O artesanato também fazia parte da vida desta aldeia, onde se cultivava linho e se tecia lã de ovelha para a produção de peças de vestuário e ornamentação.
Na década de 40, foram descobertas minas de estanho e volfrâmio. Nessa altura, ainda que efemeramente, a exploração de minério criou empregos e melhorou as condições de vida das gentes da terra, que até aí viviam dificuldades.
A partir da década de 60, já com maior abertura e mobilidade nas fronteiras, alguns habitantes da Granja partiram em busca de melhores condições de vida. Emigraram para a Alemanha, França, Estados Unidos, Luxemburgo, Suiça, etc…
Hoje em dia, a ocupação da generalidade da população activa divide-se entre o comércio, indústria e serviços e a agricultura de subsistência.
Para além disso, um grupo de granjenses espirituosos e resistentes, amantes da terra e da sua natureza, ávidos por manter e dinamizar a sua tradição e o seu património cultural, desportivo e recreativo, tem-se dedicado ao associativismo:
O Grupo Desportivo e Recreativo da Granja foi fundado em 8 de Fevereiro de 1984. Actualmente tem 240 sócios.
Esta colectividade incorpora várias actividades culturais e desportivas:
-Rancho Folclórico da Granja
-Grupo de Teatro “O Garramicho”
-Futebol
-Atletismo
-BTT
-Peddy Paper
-Orientação
-Jogos tradicionais
-Torneios de Sueca
-Outras modalidades desportivas

Recentemente, têm sido construídas e melhoradas infraestruturas para práticas culturais e desportivas, como por exemplo o Pavilhão Polivalente e a Pista de Atletismo-Cross, que visam promover e desenvolver a aldeia e direccionar as suas gentes para a prática regular da actividade física, estimular a sua actividade cultural, social e comunitária, contribuindo assim para a adopção de um estilo de vida saudável.

1 comentário:

  1. É com agrado que encontro um blog referente ao grupo desportivo da Granja pena é que pouca gente venha visita-lo pois pela parte que me toca vou passar a vir aqui mais vezes, mas desculpem o que vou dizer, havia de haver mais postagens de todas as actividades que a colectividade tem, pois acho muito pouca informação e como reparei quase 2 anos sem qualquer postagem e informação, sei que isto requer um pouco de tempo e trabalho,mas no fim é gratificante ,e é um meio de comunicação e de certeza vós tendes muitas coisas para serem publicadas, pois o G.D.GRANJA tem um historial que aqui ficava muito bem realçar não quero maçar mais e desejo ao administrador do blog que não par pois isto é giro ver o nome da terra andar espalhado pelos 4 cantos do mundo um abraço e até um dia destes.
    Também tenho um blog convido a iremk vesita-lo que é GRANJA OS FILHOS DA TERRA
    JOSE VAZ

    ResponderEliminar