domingo, 27 de dezembro de 2009

3º Grande Prémio de Atletismo da Granja





3º Grande Prémio de Atletismo da Granja - Cross de São Brás decorreu na Granja, Mões, Castro Daire, no dia 8 de Fevereiro de 2009

No dia 8 de Fevereiro de 2009, a aldeia da Granja, freguesia de Mões, concelho de Castro Daire, pela terceira vez consecutiva, foi palco de um Grande Prémio de Atletismo.
Apesar das tonalidades cinzentas com que a chuva e as nuvens pintaram o cenário que acompanhou os atletas e caminheiros no seu percurso, o espírito desportivo e de convívio não deixou de colorir um dia de alegria e de amizade, que certamente ficou na memória de todos os participantes.
Desde Braga, Bragança, Mirandela, Vila Real, Porto, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Régua, Cinfães, Viseu, Guarda, Leiria, Porto de Mós, Setúbal… vários foram os pontos do país que destinaram cerca de 150 atletas rumo à Granja para participarem no crosse de São Brás. Referida por muitos participantes como uma das melhores provas de atletismo em que já participaram, quer devido à organização e hospitalidade desempenhadas pelo Grupo Desportivo e Recreativo da Granja, quer pela qualidade do circuito de cross, aliado à beleza natural da região, esta prova teve a participação de centenas de pessoas, incluindo atletas e caminheiros.
A prova constou de um cross, dividido por vários circuitos, destinados a atletas de diferentes escalões, e de uma caminhada, ao longo dos 4 km de paisagem verde agreste que ornamenta as margens do Rio Mau e do Rio Paiva.
A festa desportiva começou pelas 9 horas da manhã, quando os atletas se concentraram no secretariado para fazerem o levantamento de dorsais. Às 10 horas, iniciaram-se as provas, sendo que os primeiros foram o escalão benjamins, seguido dos infantis, iniciados e juvenis. O ponto alto deu-se às 11 horas, com o tiro de partida dos escalões de femininos, veteranos I, II, III, IV e V, Juniores/Seniores e caminheiros, prova esta que culminou num recorde de 26 minutos e 38 segundos, conquistado pelo conceituado atleta Bruno Jesus do Núcleo de Atletismo de Joane, batendo assim o recorde da edição anterior pertencente ao António Silva da Casa do Povo de Mangualde. Entre tantos nomes de destaque, participaram ainda vários internacionais portugueses e alguns atletas de elite nacional pertencentes a alguns dos melhores Clubes Portugueses nesta modalidade, tais como: Bruno Jesus e Rui Teixeira do Núcleo de Atletismo de Joane (3º Classificado no ranking nacional de Clubes da modalidade); José Carvalho, patrocinado pela empresa Construlândia (Campeão nacional de Montanha); Gonçalo Borges dos 3 Santos Populares; Rui Muga do Ginásio Clube de Bragança; Marco Marques da ADERCUS; Rogério Bessa do JOBRA; Vítor Barbosa do G. D. C. de Castelo de Paiva (Este clube é campeão Ibérico de Montanha); todos estes atletas seniores. Participaram também atletas Veteranos de grande qualidade, o montanhista Paulo Gonçalves do Clube de Montanhismo da Guarda, o alemão Uwe Borsdorf e Jorge Pádua do Núcleo de Atletismo de Matosinhos, Manuel Ferreira do AFIS de Ovar, Carlos Silva do G. D. C. Castelo de Paiva entre outros…
O ditado “depois da tempestade vem a bonança” fez todo o sentido num chuvoso Domingo. Logo após as provas, foi servido um delicioso almoço no Pavilhão Multiusos da Granja, confeccionado e servido por senhoras e alguns senhores da terra. Foi o descanso do guerreiro dos nossos prezados atletas e caminheiros, que nos felicitaram com a sua boa disposição, a qual aumentou durante a cerimónia de entrega de prémios, onde os vencedores receberam sucessivas ovações pela sua excelente prestação.
Nem só os vencedores foram merecedores de aplausos, pois num evento promovido para o desenvolvimento, bem-estar e confraternização, não existem vencidos. Por esta razão, saudamos todos os participantes que se deslocaram de longe e de perto para estarem presentes neste evento, colaboradores que, com a sua ajuda voluntária, tornaram possível este feito, patrocinadores e apoiantes, cuja contribuição permitiu que todo este projecto se tenha concretizado, sem esquecer a disponibilidade e ajuda da Câmara Municipal de Castro Daire, Junta de Freguesia de Mões, INATEL – delegação de Viseu, com os quais temos vindo a contar desde o início e aos quais estamos muito gratos. A todos quantos têm dado vida e forma a esta ideia, a qual se tornou já uma sólida realidade, o Grupo Desportivo e Recreativo da Granja agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário